quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO E LULA !




Hoje no Governo Lula percebemos , que a educação é “importante”. Para um fortalecimento dessa tese , foi criado o “FUNDEB” (Fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica). Esse Programa verdadeiramente foi criado para atender crianças de 4 a 6 anos de idade, aos estudantes do ensino fundamental, os do ensino Médio e consequentemente os alunos do EJA ( Educação de Jovens e Adultos).
É de extrema importância o investimento na educação, penso que principalmente na de base, pois é com uma base sólida, que podemos pensar em um verdadeiro desenvolvimento, algo totalmente contrário do que vinha acontecendo ao decorrer dos anos.
Prova disso é o EJA, basicamente constituído por estudantes com média de 30 a 40 anos. O desafio imposto para o EJA na atualidade se constitui em reconhecer o direito do jovem e do adulto de serem sujeitos, buscando novas metodologias, investindo na formação de professores e renovando os currículos. O EJA é a ultima “oportunidade ” que o sistema te dá de “crescer”. Também é o ultimo suspiro de um possível estudante, a ultima esperança de um futuro melhor. O EJA funciona muito, para a alfabetização dos alunos. Admiro muito os professores do EJA , também o admiro.Embora afirme que os governos anteriores deveriam ter investido mais na educação. Feito esse investimento, concerteza não seria necessário a forte atuação do EJA.
O governo federal também criou o ProUni, ( Programa Universidade para todos), que por sua vez é um programa em que o governo financia bolsas parciais e até mesmo integrais.
Consigo notar que , felizmente cada vez mais os governos vêem percebendo que a base para diminuir a desigualdade social está no investimento em educação. Embora hoje no Brasil, ainda seja pequeno. Mas fico feliz por pequeno que seja. Claro que não estou contente , reafirmo que necessitamos de mais educação, como também de mais segurança , de mais saúde...

“A esperança não murcha, ela não cansa, também como ela não sucumbe a crença. Vão-se sonhos nas asas da descrença, voltam sonhos nas asas da esperança.”
Augusto dos Anjos.




Escrito por : Gregório Duarte em: 07/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário